O cumprimento da meta estipulada foi possível devido à programação antecipada das ações, colaboração dos moradores e comprometimento das equipes envolvidas.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto informa à população que está finalizando a borrifação de inseticida em áreas onde ocorreram casos de Leishmaniose Visceral Americana em humanos nos anos de 2010 e 2011.
Esta ação conforme norma do Ministério da Saúde/Sucen teve início no mês de outubro de 2011 e a previsão de término será neste mês de abril, período favorável ao aumento da densidade do vetor, sendo necessárias duas aplicações por área. Foram trabalhadas até o momento 1.800 imóveis e 26 imóveis recusaram a aplicação.
A aplicação do inseticida é executada no intra e peridomicílio nos imóveis existentes da área delimitada. Deverão ser empregadas formulações adequadas de acordo com os diferentes tipos de acabamento das paredes a tratar.
O cumprimento da meta estipulada foi possível devido à programação antecipada das ações, colaboração dos moradores e comprometimento das equipes envolvidas na realização desta atividade, porém a população destas áreas mesmo com a aplicação de inseticida não devem descuidar das medidas de prevenção e controle da doença.
Cabe ressaltar que o controle químico deverá ser sempre precedido de medidas de manejo ambiental, é a eliminação consiste na poda de árvores, eliminação de matéria orgânica do solo e de vegetação em quintais e jardins (peridomicílio), e terrenos baldios a fim de reduzir a quantidade de matéria orgânica em locais sombreados, que forneçam condições favoráveis para o estabelecimento de criadouros do vetor.
Trabalho de borrifação de inseticida.
Assessoria de Imprensa