Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

SAÚDE ORIENTA SOBRE ANEMIA

O diagnóstico da doença pode ser realizado por avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue.

A anemia está associada à fraqueza, indisposição, falta de apetite e dificuldade de aprendizado, estes são os principais sintomas da doença. A anemia é muito comum e várias são as causas que podem levar a doença, entre elas a deficiência de ferro.
Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for à causa dessa deficiência.
As anemias devem ser consideradas como sinal de doenças de base responsável pela alteração sanguínea, ou seja, pela redução do número de eritrócitos circulantes. Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. São agudas, quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc. As crônicas são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme, por exemplo) e outras adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro (anemia ferropriva, a mais comum), por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).
O diagnóstico da doença pode ser realizado por avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue. Uma vez constatado o distúrbio, é indispensável determinar sua causa para introduzir o tratamento adequado.
A Secretaria Municipal de Saúde pede que as pessoas que apresentarem os sintomas da doença, procurarem o médico da unidade de saúde mais próxima de sua residência para uma consulta.

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile