Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

SAÚDE RECOMENDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A adoção dos hábitos alimentares saudáveis tem por objetivo a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida.

A má alimentação e a inatividade física são os principais fatores de risco para diversas doenças. A Secretaria Municipal de Saúde realiza um trabalho dentro das unidades básicas de saúde, de orientação aos usuários sobre a alimentação saudável e realização da prática de exercícios físicos e busca passar através de palestras, painel informativo, a importância em adquirir hábitos alimentares saudáveis no dia-a-dia.
A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar. Ou seja, envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena.
Muitos componentes da alimentação são associados ao desenvolvimento de doenças, como os problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como diabetes, e até mesmo têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer como de colo (intestino grosso) reto, próstata, esôfago e estômago. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser evitados.
Portanto é bom ressaltar que a ingestão de alimentos saudáveis é fundamental, baseada em uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, como também rica em vitaminas e com alternância de cores dos alimentos sem abusos e também sem exclusões, pois não existem alimentos completos capazes de fornecer ao organismo toda a gama de nutrientes requeridos para sua manutenção, preservando-lhe a saúde. Então a premissa da boa alimentação está fundamentada, principalmente, na diversificação de alimentos ofertados em quantidades adequadas, o que não significa dizer exagero, pelo contrário, a moderação é imprescindível.



Assessoria de Imprensa

 

 

Sair da versão mobile