O controle da hanseníase é baseado no diagnóstico precoce dos casos, seu tratamento e cura visa eliminar fontes de infecção e evitar seqüelas.
A hanseníase é uma doença contagiosa, crônica e curável, mas a maioria da população de Pereira Barreto ainda desconhece seus sintomas e sinais.
Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas, e os mais comuns são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular.
As UBS’s do município trabalham na prevenção, orientação e no tratamento dos casos detectados de hanseníase durante todo o ano. A pessoa que apresentar alguma mancha pode procurar uma das unidades de saúde para avaliação. O diagnóstico da doença é feito por um profissional de saúde, através de uma avaliação clínica, com testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos, alguns casos é preciso exames laboratoriais, como biópsia.
A hanseníase tem cura e o tratamento e a distribuição de remédios são gratuitas no município.
A Secretaria Municipal de Saúde pede para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e sinais da hanseníase, e que a meta para esse ano, é não registrar nenhum caso da doença na cidade.
Teste para detectar a doença.
Assessoria de Imprensa