Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Secretaria Municipal de Assistência Social realizou reunião de equipe

Todos os funcionários das unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram do encontro.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última semana uma reunião com toda a equipe que compõe as unidades operacionais da pasta. Comanda pela Secretária Municipal de Assistência Social, Angélica Dias, a reunião teve como objetivo principal aprimorar o trabalho desenvolvido pela secretaria, bem como pelas unidades públicas de atendimento direto da área de Assistência Social. Fazem parte dessas áreas o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

No encontro, foram tratados sobre diversos assuntos como a organização e as funções de cada Unidade dentro do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Pereira Barreto, as ações que são desenvolvidos por cada unidade e também foi realizada a avaliação e levantamento de sugestões da equipe para o desenvolvimento do Plano Municipal de Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é a unidade responsável pela gestão da Política Municipal de Assistência Social e sua equipe tem, entre as atribuições, a gestão das parceiras com o Estado e União, das parcerias com as Executoras da Rede indireta e Organizações da Sociedade Civil.

Outra atribuição da secretaria é a gestão financeira e elaboração orçamento, sistemas e informações, ações de Vigilância Socioassistencial, monitoramento e avaliação dos serviços, elaboração de planos e diretrizes, gestão dos programas de transferência de renda e benefícios, além do apoio aos conselhos, como CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMI (Conselho Municipal do Idoso) e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS. É a porta de entrada para o acesso das famílias a todos os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais desenvolvidos pelos Governo Federal, Estadual e Municipal. Já o CREAS é  uma unidade de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social e atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Além disso, em Pereira Barreto, existem atualmente cinco organizações da Sociedade Civil que executam Serviços e Programas na área de Assistência Social, as quais estão referenciadas as unidades do CRAS e do CREAS conforme serviço que executam, compondo assim a a Rede Socioassistencial Indireta.