Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Secretaria Municipal de Saúde convoca mulheres para realização de Exame Preventivo do câncer de colo de útero

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Pereira Barreto realizam o exame.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a todos as mulheres, que Pereira Barreto possui um convênio com o Hospital do Câncer de Barretos para diagnósticos de Exames Preventivos, conhecido também como Exame Papanicolau. Todas as mulheres com vida sexual ativa devem procurar sua Unidade Básica de Saúde para a realização deste Exame.

A meta é coletar 2.880 exames Preventivos ao ano para que este convênio não seja cancelado, e até agora, foram coletados pouco mais de 900 exames. Este convênio é de grande valor para o município, tendo em vista que os diagnósticos são feitos em um grande centro de tratamento ao câncer do país, o Hospital de Barretos. Desta forma, exames que venham a apresentar alterações já são convocados para serem apurados no próprio Hospital.

O Exame Preventivo é de fundamental importância, pois o câncer de colo de útero só costuma gerar sintomas tardiamente, portanto sua realização periódica reduz a mortalidade por este câncer consideravelmente. O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata entre as mulheres. E este cenário poderia ser diferente se houvesse uma maior busca pelo Preventivo.

Atenção mulheres: procurem sua Unidade de Saúde e agende seu exame. A prevenção é uma atitude que salva!