Em termos de prevenção e Saúde Pública, ambos os tipos, intoxicações ou infecções, causadas por alimentos contaminados, exigem cuidados básicos para se evitar adoecer.
A Secretaria da Saúde de Pereira Barreto está orientando as pessoas a terem cuidado com a alimentação durante o verão, pois é a época do ano, onde mais ocorrem as intoxicações alimentares e outras infecções que se manifestam com diarréia aguda, causadas pela ingestão de alimentos contaminados com micróbios ou por suas toxinas.
As intoxicações e outras diarréias podem se manifestar em surtos, isto é, quando duas ou mais pessoas ficam doentes, com sintomas parecidos, devido à ingestão de um mesmo alimento contaminado.
A prevenção é sempre mais importante. O certo seria não ingerir nenhum alimento que a pessoa não tenha preparado em casa, em condições ideais de higiene, mas como não é possível, fique atento a alguns fatores como armazenamento e lavagem.
Determinados hábitos alimentares também contribuem para a ocorrência de doenças, como a ingestão de determinados produtos de origem animal como carnes bovina, suína, aves, ovos, peixes e frutos do mar, leite e derivados não pasteurizados, além dos alimentos crus ou mal cozidos, que representam importante fator de risco para a ocorrência de diarréia e outras intoxicações. Verduras cruas e frutas mal lavadas e sem prévia desinfecção podem causar essas doenças, assim como, é importante consumir água tratada e segura.
Os sintomas mais comuns são: diarréia líquida, náusea, vômitos, cólicas abdominais, e febre em alguns casos. Podem durar de um dia a uma semana, em geral três dias. Alguns microrganismos podem causar sintomas mais graves, como distúrbios neurológicos, renais, hepáticos, alérgicos, septicemia, e até óbito. As pessoas que apresentarem os sintomas de intoxicação alimentar ou diarréias devem procurar o mais rápido possível um médico.
Assessoria de Imprensa