A Solenidade realizada na Sala de Reuniões do Centro de Saúde foi conduzida pela Secretária de Saúde.
Aconteceu nesta terça-feira (30), a cerimônia de posse dos conselheiros municipais de saúde da Estância Turística de Pereira Barreto para o biênio 2012/2104. O evento contou com a participação da Secretária da Pasta Carmem Silvia G. da Paiva. Na próxima sexta, os conselheiros deverão se reunir para definir a diretoria do órgão.
Os novos membros do conselho de saúde foram empossados através da Portaria nº 16.705, de 30 de Outubro de 2012. Tomaram posse, para mandato que vai até outubro de 2014, os seguintes membros: Manoel Peixoto Cavalcante, Paulo Félix de Souza, José Rodrigues Nascimento, Ana Lúcia de Sá, Roberto Antônio da Silva, Valéria Cristina Martin, Márcia Gomes da Silva, Paulo Arantes, Deusdedite de Souza Silveira, Madalena Vieira Lopes, Daniel Eugenio dos Santos, Janete Lima da Silva, Reginaldo Pereira Auto, Silmara de Almeida Sampaio Caires, Devanir José Morbi, Ivanete da Silva Monzane, Carmem Silvia Guariente Paiva, Itismara Bispo Moura, Ederval Martins Loriano, Edenice Lelis da Silva, José Verona Filho e Pedro Kimura.
Segundo a Secretária, “o conselheiro, além de representar a comunidade nas discussões sobre Saúde Pública e contribuir para que haja melhoria nos programas de saúde e no atendimento ao usuário, o CMS serve para articular a participação dos vários segmentos da sociedade na politica municipal de saúde”.
“Muitas dificuldades virão nos próximos anos, mas precisamos trabalhar em conjunto, de acordo com a nossa realidade orçamentária, construindo políticas de saúde cada vez mais eficazes”, disse o Prefeito Arnaldo Enomoto.
O Conselho Municipal de Saúde (SMS) é um órgão colegiado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da administração municipal. Formado por pessoas da comunidade escolhida nos vários segmentos organizados, sendo 25% como categorias de profissionais de saúde, 25% prestadores de serviços, representantes do governo e 50% usuários, que se reúnem regularmente uma vez por mês, tem caráter permanente, deliberativo e fiscal, atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômico e financeiro, cujas deliberações seguem as diretrizes da Conferencia Municipal de Saúde. A função do conselho é considerada de relevância pública e o trabalho executado pelos conselheiros não é remunerado.