Homenagens contaram com orientações e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade.
Participaram desse momento, o público que estava em espera para atendimentos nos serviços ofertados no CRAS, juntamente com as técnicas, assistentes sociais e psicólogas, bem como o público atendido no CREAS.
A homenagem teve como objetivo promover a acolhida desse público que se fez presente durante todo período de atendimentos, com reflexões e orientações sobre a origem histórica da data, fomentando a interação e o diálogo sobre as lutas das mulheres, e assim oportunizar momento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O tema também será abordado nos grupos de beneficiários dos programas sociais nos dias 21,22 e 23 de março, no CRAS.
Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.
Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje, as condições de trabalho ainda são piores para as mulheres, faz mais de cem anos que isso foi levantado, mas os problemas persistem.
8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial.