Ícone do site Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

UNIDADES DE SAÚDE ESTÃO TRABALHANDO COM O MOVIMENTO “OUTUBRO ROSA”

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

Este mês as unidades de saúde do município estão trabalhando com o movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.
As mulheres precisam conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. No Brasil, durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. A Secretaria de Saúde quer conscientizar cada vez mais pessoas sobre os alarmantes números da doença, lembrando que nem todo câncer de mama é igual e que até para os mais agressivos existe tratamento.
O auto-exame das mamas leva apenas alguns minutos e só precisa fazer uma vez por mês, a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de nódulos nos seios. Quando fizer o auto-exame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.
Na próxima semana serão distribuídos broches em forma de laços rosa para serem utilizados por todos os funcionários da saúde e serão realizadas palestras e atividades com orientações nas UBS’s, onde as mulheres poderão tirar e esclarecer suas dúvidas.


Assessoria de Imprensa

 

Enfermeira da UBS Nova Veneza, Suzana e usuária no cantinho rosa da unidade.

 

Profissionais da saúde já estão orientado as mulheres sobre o combate a doença.

 

 

Sair da versão mobile