Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Vacinação contra Pólio e Sarampo começa neste sábado em Pereira Barreto

 

 

Todas as UBS do município estarão abertas para a imunização.

 

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia amanhã, sábado (4) a vacinação contra a Poliomielite. Haverá também imunização contra o Sarampo. Neste sábado, as unidades básicas de saúde (UBS) do município permanecerão abertas para vacinação exclusiva de crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade, durante todo o dia.

 

Todas as crianças com idade entre 1 ano e 4 anos devem comparecer as unidades, mesmo aquelas que já tenham sido imunizadas anteriormente. Embora o Brasil esteja livre da poliomielite desde 1990, graças aos esforços das campanhas de vacinação iniciadas na década de 1980, a doença permanece endêmica em vários países. Por isso, o risco de reintrodução do vírus, que é uma realidade por conta da grande circulação de pessoas em viagens internacionais e relações comerciais, se torna ainda maior quando diminuem as coberturas vacinais.

 

Quanto ao sarampo, o Brasil adotou a meta de eliminação da doença para o ano 2000, com o Plano Nacional, cujo marco inicial foi a realização da primeira campanha nacional de vacinação em 1995, que levou a uma redução de mais de 80% das notificações da doença. No entanto, em 1997 uma importante epidemia se estendeu por diferentes estados brasileiros, com mais de 53 mil casos confirmados, sendo a maioria deles no Estado de São Paulo.

 

Entre 2016 e 2017, não foi registrado nenhum caso da doença no Brasil. Porém, atualmente, o país enfrenta novos surtos de sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. Internacionalmente, desde julho de 2017, um aumento expressivo de ocorrências da doença assola a Venezuela, que está passando por uma situação sociopolítica e econômica conturbada, o que ocasionou intenso movimento migratório, fator que também contribuiu para a propagação do vírus para outras áreas geográficas, incluindo o Brasil.

 

Sair da versão mobile