A base familiar é importante para a educação e desenvolvimento do ser humano
Partindo do pressuposto que “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado” e que “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” segundo a Constituição Federal, vemos que a família é o esteio para a formação do indivíduo.
Deste modo, independentemente se a família é biológica ou não, há a necessidade em se ter uma, pois ela é a base, que educa, protege e acolhe, é a fonte principal no desenvolvimento do ser humano.
Sabe-se que ser pai ou mãe pode ser um dos maiores desafios que a vida apresenta e nem sempre aqueles que o são, ou vão ser, se sentem preparados para tal experiência. Para além de alimentar, lavar e cuidar da criança, o papel parental passa também por proporcionar a proteção, educação e afeto necessários a um desenvolvimento saudável e equilibrado.
Na família, podemos encontrar a força de um relacionamento que é determinada pela disposição dos seus membros em compartilharem seus sentimentos e de permanecerem abertos um para o outro.
A família não nasce pronta, constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode e deve ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor.
A família deve ser vista como parte responsável pela saúde de seus membros, necessitando ser ouvida, valorizada e estimulada a participar em todo o processo de cuidar/curar, pois Ela é a principal produtora de saúde.
A importância da família enquanto elemento socializador fundamental e agência formadora do indivíduo em seus aspectos sociais, afetivos e educativos é reconhecida em vários trabalhos e campos do saber.