Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Ação da campanha “Novembro Azul” está sendo realizada em Pereira Barreto

 

A chance de cura do câncer de próstata sobe para 90%, se detectada no início.

 

A campanha “Novembro Azul”, realizada em Pereira Barreto pela Prefeitura Municipal, tem prosseguimento nesta segunda-feira (25) com ações nas UBS “Antônio Domiciano Barboza” e COHAB.

 

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer estão previstos 60.180 novos casos da doença no Brasil em 2012. As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

 

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

 

O toque retal, que é rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de PSA (antígeno prostático) no sangue e a biópsia, que é a retirada de fragmentos da glândula para análise. A partir dos resultados, o urologista poderá dar o diagnóstico correto.

 

Confira a programação desta segunda-feira:

 

UBS “Antônio Domiciano Barboza” – Bairro Lapinha:

13h – Palestra Risco quanto ao uso inadequado de alguns medicamentos – Palestra com a Farmacêutica Jany

 

UBS do COHAB:

13h – Avaliação Antropométrica e Orientações Nutricionais – Nutricionistas Juliana e Nayara

 

Sair da versão mobile