A alimentação exerce influência importante no comportamento emocional.
Como em todas as implicações da saúde, a alimentação exerce influência importante no comportamento emocional, e para quem se encontra nesta situação, alguns alimentos podem ser incluídos na dieta que vão auxiliar no combate ao estresse.
– Hortelã: Esta erva aromática leva mais do que sabor aos pratos: possui propriedades digestivas e calmantes. Uma infusão com as folhas desta planta além de ajudar no processo de digestão ainda diminui a agitação e reduz a ansiedade.
– Aveia: Tanto a aveia quanto outros cereais integrais, frutas com casca e verduras também ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, que é um hormônio responsável pela sensação de bem estar e controle do apetite. Esses alimentos oferecem esse recurso de maneira natural por serem fontes de vitamina B6 e magnésio. Ainda fornece fibras que dão saciedade e evitam que você exagere na próxima refeição.
– Castanha-do-Pará: É excelente fonte de vitaminas do complexo B, nutrientes indispensáveis para a produção adequada de energia, ou seja, ajudam a combater o cansaço e a fadiga. Mas sem exageros, pois é um alimento calórico. Duas unidades por dia são suficientes.
– Leite: Estão presentes dois nutrientes que ajudam a acalmar e induzem ao relaxamento: triptofano (indispensável para a síntese de serotonina) e cálcio.
– Folhas verdes escuras: Esses alimentos contêm boa quantidade de Magnésio, mineral importante para o relaxamento. Além disso, está envolvido na síntese de serotonina. Porém, as frutas e hortaliças no geral são alimentos que oferecem vitaminas e minerais importantes para o metabolismo, como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, complexo B e minerais. Portanto, aposte nesses alimentos, que oferecem uma grande variedade de nutrientes e favorecem a saúde como um todo.
O homem é, de fato, aquilo que come. Como tal, as escolhas alimentares acabam estruturando todas as esferas da vida emocional, incluindo o estresse. Então, ter hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física proporciona bem estar e faz estar bem, consequentemente, melhorando a qualidade de vida.