Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório está sendo realizada no município

No período de 04 a 17 de março, todas as pessoas acima de 15 anos serão interrogadas sobre a presença de tosse e sua duração

Tuberculose tosse A partir desta segunda-feira (04), até o próximo dia 17 de março, a Prefeitura estará realizando, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório no município. O objetivo da Campanha é a descoberta precoce de casos de tuberculose.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nesse período serão interrogadas ativamente pessoas acima de 15 anos de idade sobre a presença de tosse e sua duração para descobrir mais precocemente os casos ao invés de aguardar passivelmente que o doente procure atendimento, reduzindo a transmissão e evitando mortes.

A Secretaria de Saúde tem como estratégia operacional interrogar sobre a presença e duração da tosse a clientela de saúde, independente do motivo da procura, orientar os Sintomáticos Respiratórios para a coleta do exame, orientar sobre a coleta, colher uma amostra de escarro, no momento da identificação, e ainda serão locais estratégicos para intensificação: os domicílios, feita pelos ACS; as Unidades de Saúde, na população que demanda o serviço, no sistema prisional (delegacia); e no Asilo São Vicente de Paula.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, o micróbio responsável pela tuberculose é uma bactéria em forma de pequenos bastões que é transmitido pelo ar. Quer dizer, que passa de uma pessoa para outra e que atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. O principal sintoma da doença é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de antibióticos por cerca de seis meses.

A doença se pega quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da TB. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão.

A melhor maneira de se prevenir da doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar. E, se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas. Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar o Posto de Saúde, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Segundo a Secretária de Saúde Carmem Silvia G. Paiva, “é indispensável realizar o exame de escarro para um diagnóstico correto e é muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade do exame. Por isto, peça ao profissional de saúde que explique muito bem como fazer”, concluiu a secretária de saúde.

Os pacientes de tuberculose recebem os remédios gratuitamente que são distribuídos na Unidade Básica de Saúde, “Dr. Dermival Franceschi”, localizada no Posto de Saúde. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte ainda mais facilmente.

Campanha de Intensificação de Busca Ativa

de Sintomático Respiratório