Vacinação está dividida em duas etapas e será realizada até o dia 20 de maio.
De acordo com o SI- PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), em Pereira Barreto deverão ser vacinadas 5798 pessoas do grupo prioritário, ou seja, da primeira etapa da campanha. Até momento, já foram vacinadas 2112 pessoas. Nesta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 2400 doses da vacina, sendo quase suficientes para vacinar a totalidade da pessoas do grupo prioritário.
Houve uma antecipação na campanha de vacinação neste ano, porém a situação em Pereira Barreto não é de surto ou de epidemia. A vacinação será realizada até o dia 20 de maio nas Unidades Básicas de Saúde com Equipe Saúde da Família de Pereira Barreto, nos horários normais de funcionamentos das UBS, ou seja, das 7h às 17h.
Este ano a campanha está dividida em duas etapas:
– 1ª Etapa – até o dia 9 de maio
Serão vacinados as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, os indígenas, as gestantes, as puérperas e os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde;
– 2ª Etapa – a partir de 9 de maio
Pessoas com comorbidades e os outros profissionais de saúde.
As pessoas que estão acamadas ou não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas.
Além do vírus A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus, o tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. A vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.
Todos os trabalhadores de saúde dos hospitais públicos e privados, bem como os serviços de urgência, também serão vacinados, situação que ajuda a proteger a população e a diminuir a circulação do vírus.
As pessoas com doenças crônicas devem procurar a UBS em que está cadastrado. Caso o acompanhamento seja realizado em serviço privado para receber a vacinação deverá apresentar receita médica.