Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Campanha de Vacinação Contra a Influenza teve início nesta segunda-feira

Vacinação será realizada em todas as UBS de Pereira Barreto até o dia 22 de Maio.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta segunda-feira (27) à Campanha de Vacinação Contra a Influenza para os idosos do município em todas as UBS do município. A campanha deve prosseguir até o dia 22 de Maio. Este ano, o público alvo contempla, além de idosos com idade superior a 60 anos, trabalhadores de saúde, indígenas, crianças entre seis meses a cinco anos, gestantes e mulheres após 45 dias do parto, portadores de doenças crônicas, carcerários e funcionários do sistema prisional. A expectativa é a de vacinar 80% da população alvo.

 

No dia 09 de Maio será realizado o Dia D da campanha. Todas as UBS de Pereira Barreto estarão abertas das 8h às 17h realizando a vacinação.

 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

 

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

 

Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito. Essas complicações são bem mais comuns entre menores de dois anos, idosos, gestantes e pessoas com história de patologias crônicas, podendo elevar as taxas de morbimortalidade nestes grupos específicos.

Sair da versão mobile