Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite 2013

Campanha de Vacinacao Contra a Poliomielite

A secretaria de saúde de Pereira Barreto em parceria com o Ministério da Saúde, e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizará no período de 08 a 21 de Junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite do ano de 2013

 

O objetivo da Campanha: é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, tendo como meta a vacinação de crianças, menores de cinco anos de idade.

 

A população alvo: deverão ser vacinadas contra poliomielite no município, 1.337 crianças  menores de 5 anos.  Serão também atualizadas as cadernetas de vacinação das crianças que estão em atraso vacinal.  

 

No dia D da Campanha, Sábado dia 8 de junho, todas as unidades de Saúde estarão abertas das 8:00h as 17:00h, todas estarão preparadas para o Acolhimento dessas crianças  e assim conseguirem atingir a meta de 100% de crianças vacinadas.

Situação Epidemiológica da Polimielite no mundo

 

No cenário global da poliomielite: através de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão.

 

A saber: a) países endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão; b) países que restabeleceram a transmissão: Angola, Chade e República do Congo c) países com ocorrência de casos devido a importações: Mali, Niger, Gabão, Costa do Marfim, Congo, CAR, China, Guiné, Kenia e Índia .

 

Casos Registrados: Em 2012 foram registrados 223 casos, sendo que 217 (97,3%) foram nos países endêmicos.

O Brasil realiza em 2013 o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

 

Espera‐se mundialmente: que as campanhas periódicas de vacinação, junto com a vacinação de rotina, continuem a assegurar a imunidade na população e minimize o risco de ocorrência de um surto, sendo que a chave do sucesso será o continuado empenho de todos os envolvidos, cujo apoio tem sido imprescindível na interrupção da cadeia de transmissão da poliomielite.

Sair da versão mobile