Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Carreta do Hospital de Câncer de Barreto já está realizando exames de mamografia em outra região de Pereira Barreto

Região atendida pela UBS do bairro Vila Marão recebeu a carreta nesta quinta-feira (5).

 

 A carreta do Hospital de Câncer de Barretos prossegue nesta semana com os exames de mamografia para a população pereira-barretense. O início das atividades foi marcado com a tradicional carreata promovida pela equipe de saúde do município. A região atendida pela Unidade Básica de Saúde “Dr. José Alexandrino Filho”, no bairro Vila Marão recebeu nesta quinta-feira (5) a carreta, onde o veículo permanecerá até esta o dia 10 de Março.

 

A carreta do Hospital de Câncer ainda irá percorrer as outras UBS de Pereira Barreto em datas já pré-programadas.

 

Confira:

– UBS Marão: de 5 à 10 de Março

– UBS Nova Veneza: de 11 à 13 de Março

 

O Câncer de Mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco:

 

– Idade avançada;

– Exposição prolongada aos hormônios femininos;

– Excesso de peso e o histórico familiar ou de mutação genética.

 

Em geral o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquidos nos mamilos.

 

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico preciso.

 

As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer.

 

Os mais indicados são: quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e cirurgias, que pode incluir a remoção do tumor ou a mastectomia.

 

Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação. E atenção, embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens, portanto qualquer sinal de alerta, procure a sua UBS e obtenha todas as informações necessárias para sanar todas as suas dúvidas.

 

Sair da versão mobile