Todas as UBS do município estarão abertas das 8h às 16h, neste sábado, para vacinar os jovens e adultos, com idade entre 20 e 29 anos.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar neste sábado (30), o Dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O foco desta vez são os adultos jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo em todo país, de acordo com o último boletim epidemiológico. A vacina ainda protege contra rubéola e caxumba.
No Dia D da campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão abertas, das 8h às 16h. A Prefeitura Municipal ressalta que as pessoas devem comparecer as UBS para realizara a avaliação da carteirinha de vacinação, mesmo que tenha uma dose já aplicada. A Secretária Municipal de Saúde ressalta que o foco entre crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade continua , e que os pais devem levar as crianças dentro da faixa etária para receber a vacina.
No Brasil, em 2019, foram registrados 36.939 casos suspeitos de sarampo, 5.660 confirmados 90,5% somente no estado de São Paulo, 12.545 descartados e 18.734 estão em investigação. Em Pereira Barreto no ano 2019 até o momento foram notificados 18 casos suspeitos de Sarampo, dentre estes 09 descartados, 02 casos confirmados e 07 em investigação aguardando resultado do Instituto Adolfo Lutz.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente. A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam que não há relação entre a vacina e o autismo.
Devem tomar a vacina contra o sarampo quem ainda não tomou as duas doses da vacina na infância e na adolescência e quem não tem certeza se já tomou as duas doses, deve tomar uma dose extra. As pessoas que se encaixem em um dos perfis abaixo devem consultar seu médico antes de tomar a vacina:
– Gestantes
– Pessoas com baixa imunidade ou gripadas
– Pacientes em tratamento contra o câncer
– Pacientes portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a AIDS, doença altamente contagiosa