Data busca conscientizar a população de que é preciso se manter informado em questões como nutrição e alimentação para manter a saúde em dia.
O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 1981, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como uma forma de conscientizar a população de que é preciso se manter informado em questões como nutrição e alimentação para manter a saúde em dia.
Esta data é marcada também pela criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Durante os últimos anos, eventos realizados neste dia apresentaram temas relacionados à alimentação.
Mais de 800 milhões de pessoas no mundo vivem em uma situação denominada insegurança alimentar, isso é, não possuem uma alimentação saudável para suprir suas necessidades mínimas – em termos de qualidade ou quantidade.
A cada ano um novo tema é escolhido e, a partir dele, diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas vão sendo realizadas no mundo. Este ano, o Dia da Alimentação, coincide com o 69º aniversário da fundação da FAO, e tem como tema: Agricultura Familiar – alimentar o Mundo, cuidar da Terra, visando valorizar o papel das explorações familiares e dos pequenos produtores na segurança alimentar a nível mundial. Ao assinalar este Dia, a FAO convida os países, a levarem a cabo iniciativas que, nesta temática, celebrem igualmente 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.