Data serve como uma alerta para os malefícios que o tabagismo desencadeia, que mata cerca de 200 mil pessoas no Brasil por ano.
Várias são as perdas e danos que a saúde do tabagista sofre. O cigarro é o único produto legalmente comercializado que mata 50% dos seus consumidores. Em média um tabagista perde 20 anos de vida. Por ser fator de risco para mais de 50 doenças, das 1,3 bilhão de pessoas que fumam no mundo, a metade morrerá, entre 35 e 69 anos.
O Estado de São Paulo, também engajado na luta para promover a Campanha Antitabagismo, promulgou em 2009 a Lei Antifumo, que proíbe o uso de cigarros e demais produtos fumígenos nos ambientes fechados de uso coletivo em todo o estado, visando proteger também o cidadão que acaba se tornando um fumante passivo.
Em Pereira Barreto, foi iniciado em 2011 o Programa Antitabaco Municipal, que visa atender os pacientes que tem possuem decorrentes do tabagismo através de equipes qualificadas para orientarem a respeito dos cuidados necessários com o vício e com a saúde.
As recomendações para ajudar driblar a vontade de acender um cigarro são: fazer exercícios físicos, tomar muito líquido e mascar chicletes ou um pedaço de canela. O ponto principal é evitar as ‘situações-gatilho’, aquelas que desencadeiam a vontade de fumar. Por exemplo, se uma pessoa sente mais vontade de fumar quando toma café, ela pode tentar tomar café com leite, ou mudar de bebida.
Se você deseja parar de fumar, existem diversas formas de parada. Escolha a que for melhor e a melhor data para não fumar mais:
– Parada abrupta (mais eficaz), jogar o maço no lixo e não fumar mais.
– Redução gradual, ou seja, contar quantos cigarros fuma por dia, determinar quantos cigarros serão diminuídos por dia. NÃO ESQUECER DE JOGAR O RESTANTE NO LIXO.
– Adiamento gradual, adiar em 1 hora o 1º cigarro que fuma no dia até parar.
– Planeje para que na forma de redução gradual ou adiamento em 2 semanas não esteja mais fumando.
– O cheiro e os objetos associados ao hábito de fumar são perigosos, portanto para facilitar o distanciamento e o esquecimento do cigarro tome as seguintes providências: Troque os lençóis, lave as roupas pessoais, lave o carro, retire os cinzeiros, doe os isqueiros, jogue no lixo os cigarros e evite hábitos associados (café, bebidas alcoólicas).
Identifique em qual momento o cigarro está presente em seus hábitos e inicie com as mudanças.