Doença é grave, porém é possível com vários tratamentos melhorar a qualidade de vida.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose no sangue. O tipo I é também chamado de insulinodependente, porque exige o uso de insulina por via injetável para suprir o organismo desse hormônio que deixou de ser produzido pelo pâncreas. Já o tipo II não depende da aplicação de insulina e pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.
Alguns dos sintomas, quando aparecem são o aumento da sede, aumento da fome e excesso de urina. O diagnóstico do diabetes inicialmente é feito através dos sintomas descritos pelo paciente ao médico, depois pelo exame clinico e por fim são feitos exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Quando já se possui histórico de diabetes na família, é preciso fazer alguns exames de forma rotineira como meio de prevenir o aparecimento do diabetes.
Após o diagnóstico é muito importante ressaltar o acompanhamento periódico na Unidade Básica de Saúde.
Os adultos com diabetes têm risco 2 a 4 vezes maior de doença cardiovascular e acidente vascular cerebral; apresentando alta morbi-mortalidade, com perda importante na qualidade de vida. Além disso, é uma das principais causas de insuficiência renal, amputação de membros inferiores e cegueira. Em mulheres, é responsável por maior número de partos prematuros e mortalidade materna.
Algumas dicas são:
– Para evitar episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia, faça o fracionamento da dieta, fazendo de cinco a seis refeições ao dia, a cada três horas, com alimentos variados em pequena quantidade.
– Realize as refeições em local tranquilo, mastigando bem os alimentos. A boa mastigação contribui para uma boa digestão e melhor saciedade.
– Comece a refeição sempre pela salada para aumentar a saciedade, varie os tipos de verduras, legumes e frutas.
– Evite tomar líquidos durante as refeições, mas mantenha a boa hidratação, consumindo em média dois litros de água por dia – se não houver nenhuma restrição.
– Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira assados, grelhados e cozidos.
– Atenção ao consumo de sal! Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais. Eles realçam o sabor e dão cor aos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional.
O ideal é não esperar os sintomas surgirem para procurar um médico. Com exames periódicos, é possível diagnosticar o aumento da glicose e iniciar o tratamento precocemente. Além disso, dieta alimentar equilibrada é fundamental para o controle do diabetes e a atividade física é de extrema importância para reduzir o nível da glicose.