Equipe da SUCEN de Andradina realizou a capacitação nesta semana.
O Zika Vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O Zika vírus tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. Enquanto a doença costuma evoluir de forma benigna – com sintomas como febre, coceira e dores musculares – o que mais preocupa é a associação do vírus com outras doenças. O Ministério da Saúde já confirmou a relação do zika com a microcefalia.
A capacitação foi realizada pela Equipa da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) e teve como objetivo repassar a todos as informações já disponibilizadas pelo ministério da saúde e orientar sobre as primeiras medidas a serem tomadas para este atual cenário.
A atenção ao combate aos focos criadouros do mosquito deve ser redobrada.
Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.
Em casa, é preciso eliminar a água parada em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular líquido. Colocar telas de proteção nas janelas e instalar mosquiteiros na cama também são medidas preventivas. Vale também usar repelentes e escolher roupas que diminuam a exposição da pele. Em caso da detecção de focos de mosquito que o morador não possa eliminar, é importante acionar a Secretaria Municipal de Saúde.