Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Exames de mamografia do HC de Barreto tiveram início nesta segunda-feira

Carreata marcou o início das atividades. UBS da COHAB é a primeira a receber a carreta.

 

 A carreta do Hospital de Câncer de Barretos iniciou nesta segunda-feira (9) os exames de mamografia para a população pereira-barretense. O início das atividades foi marcada com a tradicional carreata promovida pela equipe de saúde do município. A primeira unidade básica a receber a carreta foi a do bairro COHAB, onde o veículo permanecerá até o dia 19 deste mês.

 

A carreta do Hospital de Câncer ainda irá percorrer as outras UBS de Pereira Barreto em datas já pré-programadas. Confira:

 

– UBS COHAB: de 10 à 19 de Fevereiro

– UBS Qualis Rural: 10 e 11 de Fevereiro na UBS COHAB, dia 20 de Fevereiro no KM 11

– UBS Ipê: de 23 à 27 de Fevereiro

– UBS Lapinha: de 2 à 4 de Março

– UBS Marão: de 5 à 10 de Março

– UBS Nova Veneza: de 11 à 13 de Março

O Câncer de Mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco:

– Idade avançada;

– Exposição prolongada aos hormônios femininos;

– Excesso de peso e o histórico familiar ou de mutação genética.

 

Em geral o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquidos nos mamilos.

 

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico preciso.

 

As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer.

 

Os mais indicados são: quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia e cirurgias, que pode incluir a remoção do tumor ou a mastectomia.

 

Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação. E atenção, embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens, portanto qualquer sinal de alerta, procure a sua UBS e obtenha todas as informações necessárias para sanar toas as suas dúvidas.

Sair da versão mobile