Durante a gravidez, as gestantes devem estar atentas à postura corporal e como lidar com ela.
O aumento do útero ocasiona alteração no centro de gravidade, projetando o corpo materno mais à frente, aumento da curvatura lombar (parte baixa das costas), provoca um andar com a base mais alargada (pés mais afastados um do outro), aumento da pressão e do peso sobre os músculos do assoalho pélvico.
Dessa maneira, podem surgir as posturas incorretas, sobrecarregando a coluna vertebral e as articulações, o que pode causar dores; sendo assim, manter uma postura correta é fundamental para que a gestante se adapte às modificações de seu corpo, além de ajudar na execução das atividades da vida diária.
Mas como manter uma postura correta durante a gestação? A fisioterapeuta da Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Janaina Cerchiari dá dicas básicas do dia-a-dia que podem auxiliar as gestantes:
– Levantar da cama: Não se deve levantar da cama com a barriga pra cima; o correto é virar-se de lado primeiro e utilizar os braços como apoio, levando as pernas para fora da cama.
– Sentar: A cadeira ou sofá deve ter sempre um encosto, para que a coluna fique totalmente apoiada.
– Dormir: Deitar preferencialmente de lado, utilizando um travesseiro sob a cabeça, cuja altura seja razoavelmente a dos ombros. Outros travesseiros também podem ser utilizados entre as pernas e para apoiar a barriga.
-Tarefas domésticas que demandam muito tempo em pé: Para lavar louça, roupa ou cozinhar, apoiar um dos pés sobre uma banquinho ou um suporte, que o deixe mais alto em relação ao outro pé; os pés devem ser alternados a cada 5 minutos.
– Varrer: Usar vassouras e rodos com cabos mais longos, para não se curvar durante a limpeza.
– Levantar objetos: Para pegar objetos do chão, deve- se ajoelhar para evitar dobrar a coluna para frente.
Essas dicas simples e fáceis podem facilitar bastante a rotina da gestante.