Doenças relacionadas ao sistema circulatório humano são a segunda maior causa de mortes em homens.
Pelos dados do IBGE em 2010, essas doenças foram a segunda causa de morte em Pereira Barreto entre os homens de 20 e 59 anos, perdendo apenas para as causas externas como os acidentes de transito e homicídios, por exemplo. No estado de São Paulo, essas doenças já são a primeira causa de mortes em homens adultos ultrapassando as causas violentas em 2010. Quando se trata de homens com mais de 60 anos, desde 2001, junto com o diabetes, são a principal causa de morte entre os homens, em Pereira Barreto e no estado de São Paulo.
Os números são impressionantes, chegando a ser o dobro de homens que morrem por infartos, derrames e outras causas cardiovasculares do que aqueles que morrem com câncer. O importante é que todas essas doenças são evitáveis. São várias as medidas que podem ser adotadas pelos homens para prevenir as doenças cardiovasculares. Essas medidas devem ser incentivadas e iniciadas já na infância pelos pais, familiares, pela escola, pelas equipes de saúde.
Os profissionais da saúde incentivam a seguir quatro principais medidas para prevenir e evitar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemias (aumento de colesterol e triglicérides), infartos, AVC entre outras doenças:
– Saiba seus números. Procure a equipe de saúde da família mais próxima de sua casa e converse com seu medico para que ele informe quais são os números importantes para a saúde do seu coração.
– Qual a sua pressão arterial? Faça uma medida anual da pressão! Uma pressão normal ótima é aquela abaixo de 12/8.
– Número: seu peso e sua altura, para calcular para o índice de massa corporal, sendo considerados obesos aqueles com este índice de IMC maior do que 30.
– Qual sua taxa de glicemia e colesterol no sangue, para saber se ha diabetes.
A atividade física também é importante. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física leve a moderada de forma continua e acumulativa mais do que três dias na semana. Mude alguns hábitos diários como ir andando ao trabalho, sempre com tênis flexíveis. Pratique esportes, atividades de lazer, atividade domestica, dance. A criatividade é muito importante para ter uma vida ativa.
Mais uma dica importantíssima é sobre alimentação. Tenha uma alimentação saudável para o seu coração. De preferência para alimentos cozidos, grelhados, com temperos naturais, coma mais verduras, legumes frutas grãos fibras, peixes e aves sem pele, produtos desnatados. Limite e evite sal, frituras, carne vermelha com gordura aparente, alimentos processados e industrializados.
A última dica de saúde é: diga não ao tabaco. O uso do tabaco hoje, seja na forma de cigarro industrializado, cigarro de palha, cachimbo, charuto, e ate o narguilé que é moda entre os jovens, é, sem duvida, um dos principais agravantes de saúde no homem.
Procure seu agente de saúde, converse com os profissionais da equipe de saúde mais próxima de sua residência. Demonstre a eles seu interesse em parar de fumar, que você será cadastrado nos programas de combate ao tabagismo do município.