Estudos apontam que os homens também são mais vulneráveis às doenças. Prevenção é o melhor remédio.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata também está entre as causas mais frequentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006, segundo o instituto.
Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.
É para ampliar o acesso deles aos serviços de saúde, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde do Homem, em 2009. Alinhada à Política Nacional de Atenção Básica e integrante do Programa Mais Saúde: Direito de Todos, criado em 2007, a iniciativa pela saúde masculina prevê aumento de até 570% no valor repassado às unidades de saúde por procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como a vasectomia, e a ampliação em até 20% no número de ultrassonografias de próstata.
Em Pereira Barreto, o homem pode se sentir acolhido no atendimento à Saúde, em todas as Unidades Básicas Do Município. Encontrará profissionais qualificados para atendê-lo conforme sua necessidade seja de prevenção, diagnostico e tratamento das doenças, entre outros esclarecimentos sobre duvidas frequentes existentes relacionados à saúde masculina.