Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Mulheres devem estar atentas aos aparecimentos de miomas

Doença não é fatal e não causa infertilidade, mas dificulta a gravidez sim e aumenta as chances de abortos.

 

 As mulheres devem estar sempre atentas para as mudanças que os seus corpos passam, especialmente o surgimento de miomas. Os miomas são nódulos benignos que, dificilmente, irão evoluir para um câncer. Algumas mulheres têm só um, outras apresentam vários. Os especialistas ainda não sabem as causas específicas dos miomas, mas suspeitam que excesso dos hormônios progesterona e estrogênio contribuam para seu aparecimento. Contudo, já constataram que são mais comuns em mulheres negras, com idade entre 30 a 40 anos, e que menstruaram pela primeira vez por volta dos 10 anos. Aquelas com sobrepeso ou obesas também são candidatas ao problema, já que o crescimento de células de gordura causaria disfunção hormonal.

 

A doença não é fatal e não causa infertilidade, mas dificulta a gravidez sim e aumenta as chances de abortos.

 

Muitas mulheres não possuem sintomas, outras relatam algumas mudanças como:

 

– Sangramento muito intenso com uma perda de sangue bem maior do que o habitual durante o ciclo menstrual.

– Menstruação que se prolonga por mais dias que o usual.

– Dores pélvicas e abdominais constantes e desconforto ao fazer sexo.

– Acontece uma vontade maior de urinar.

– Dificuldade para engravidar.

– A anemia se instala.

 

O diagnostico pode ser feito com um rápido exame de toque no consultório do ginecologista. Se houver um ou mais miomas, o útero certamente estará maior e apresentará formato irregular, aspectos que poderão ser percebidos pelo medico. A dor durante este procedimento é outro indício da presença de nódulos.

 

Se você mulher descobrir que esta com a doença, saiba que não há motivos para pânico. Afinal, tem cura. Se não apresenta sintomas, não precisa de tratamento imediato. O médico pode optar apenas por acompanhar a evolução dos miomas. Boa parte dos casos da para ser tratado com medicamentos sem necessidade de cirurgia. Caso os medicamentos não resolvam a solução pode ser uma cirurgia para retira-los chamado miomectomia.

 

Em caso de dúvidas ou sinta algum desses sintomas, não fique sofrendo, procure a UBS mais próxima esclarecimentos.

Sair da versão mobile