Município está entre os 20 melhores trabalhos dentre um total de 600 apresentados.
O trabalho realizado pela Administração na área de gestão da saúde bucal para os cidadãos foi classificado como um dos vinte melhores na Mostra, dentre 600 que foram apresentados. A experiência exitosa de Pereira Barreto foi apresentada no Congresso pelas servidoras municipais Elaine Giovanini de Araujo e Suzumeiri Yamamoto, representando toda a Equipe Municipal de Saúde. A interlocutora da Saúde Bucal da DRS II de Araçatuba, a Drª. Lúcia Maria Lima Lemos de Melo, também foi fundamental para a conquista do prêmio.
O trabalho realizado pela Prefeitura Municipal foi instituir uma agenda como ferramenta facilitadora da reorganização do processo de trabalho nas Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família para a melhoria do acesso as ações de saúde bucal e que atendesse as necessidades da população.
A Mostra de Experiências Exitosas busca representar o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras do SUS na gestão municipal. Os trabalhos devem revelar práticas de gestão do sistema e ou cuidado em saúde, que efetivem os princípios norteadores do SUS, ou seja, universalidade, integralidade, equidade, controle e participação social.
A Secretária Municipal de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, ressaltou a importância da equipe municipal de saúde: “destaco a participação da Suzumeiri e da Elaine coordenando este trabalho. Destaco também a participação dos dentistas discutindo nas oficinas. E muito importante a participação da Drª Lúcia, dentista, interlocutora da Saúde Bucal da DRS II de Araçatuba, como apoio institucional. Acima de tudo destaco a Administração Municipal, na figura do Prefeito Arnaldo Enomoto, que possibilitou a realização deste trabalho, apoiando e possibilitando os encontros a fim de analisar o trabalho desenvolvido e buscar em conjunto novas possibilidades construídas a partir das necessidades levantadas pela população, pela equipe e de acordo com a diretrizes da Política da Saúde Bucal e da Atenção Básica. Este trabalho não termina aqui, continua através de reuniões periódicas para análise e se necessários reorganizar a fim de cada vez mais aprimorar o trabalho desenvolvido” destacou a Secretária.