Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeitura de Pereira Barreto realiza nesta semana ação para retirada de possíveis criadouros do Aedes Aegypti

Durante todos os dias desta semana (de 08 a 12/11), a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Saúde, irá intensificar as ações de retirada de materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os Agentes de Saúde irão intensificar as visitas nas casas orientando e retirando dos quintais tudo que possa acumular água.

Este período de calor intenso e chuva é um dos mais propícios para a proliferação do mosquito. “A dengue é uma doença muito preocupante e os casos estão novamente crescendo na cidade. Acabar com esse problema é algo que depende de cada um de nós. Nesta semana vamos percorrer toda cidade buscando reduzir ao máximo os possíveis criadouros do mosquito transmissor”, informou a Secretária de Saúde, Márcia Yamamoto.

Márcia lembra que a melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro. “Vamos fazer este trabalho agora, mas se as pessoas não estiverem sempre atentas a ação não será eficaz. Bastam apenas 10 minutinhos por dia para olhar o quintal e retirar qualquer tipo de criadouro”, continuou.

A atenção deve ser constante especialmente em locais como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Medidas simples podem ser adotadas para a prevenção, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.

Sintomas
A infecção por dengue pode ser assintomática, ter sintomas leves ou graves, podendo levar à morte. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°C) que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Fique atendo e procure uma Unidade Básica de Saúde aos primeiros sintomas:

– febre alta, maior que 38.5ºC;

– dores musculares intensas;

– dor ao movimentar os olhos;

– mal estar;

– falta de apetite;

– dor de cabeça;

– manchas vermelhas no corpo.