Doença não tem curo e vários são os seus fatores de risco.
É uma doença que se não controlada pode ser causa de várias doenças, principalmente o AVC (derrame) e o INFARTO podendo afetar também os rins, a visão, o cérebro e os membros inferiores causando complicações graves e até a morte.
Os sintomas podem ser enjoos, dor de cabeça, dor na nuca, sonolência, zumbido no ouvido, pequenos pontos de sangue nos olhos, visão dupla, dificuldade para respirar e palpitações cardíacas.
A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Entretanto alguns hábitos podem contribuir para aumentar esse risco com:
– Fumo
– Consumo de bebidas alcoólicas
– Obesidade
– Estresse
– Grande consumo de sal
– Níveis altos de colesterol
– Falta de atividade física
– Diabetes
– Sono inadequado.
Como meio de prevenção recomendam as seguintes alterações no estilo de vida.
– Manter o peso Adequado
– Reduzir o consumo de sal.
– Praticar atividades físicas pelo menos 30 min por dia.
– Eliminar o consumo de álcool
– Eliminar o consumo de fumo
– Manter uma dieta rica em fruta e vegetais
Temos nas UBS além de consultas médicas, o atendimento de enfermagem que consiste no acompanhamento e controle dos níveis de pressão das pessoas que já fazem tratamento para a doença. Oferecermos todas as quartas feiras atividades físicas na unidade, temos também atividades físicas nas academias da saúde de cada bairro direcionada além de outros principalmente para esses pacientes.
A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente,. É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão nem sempre significa o uso de medicamentos – mas se estes forem indicados, ela deve aderir ao tratamento e continuar a tomá-lo mesmo que esteja se sentindo bem. Mas mesmo para quem faz uso de medicação é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
As unidades de saúde do nosso município estão preparadas para receber esse paciente. Além dos medicamentos temos profissionais preparados para orienta-lo e acompanha-lo em seu tratamento. É muito importante que ao sentir os primeiros sintomas o paciente procure um serviço de saúde.