Ações como a nebulização e bloqueios estão sendo realizadas em vários pontos do município.
Outra atividade que também está sendo realizada é o controle do mosquito palha, transmissor da leishmaniose. As equipes de saúde fazem a borrifação, aplicação de inseticida piretróides sintético nas paredes internas e externas e muros dos imóveis existentes próximo aos locais onde ocorreram casos de leishmaniose em humanos, para conter a doença.
Uma das medidas adotadas é o bloqueio, uma vistoria completa de todos os imóveis próximos aos casos notificados de dengue, com o objetivo de eliminação de focos e criadouros do mosquito e agendamento de data e hora para realizar a nebulização de inseticida.
Outra ação frequente realizada pela Administração Municipal é a nebulização, que consiste na aplicação de inseticida de casa em casa com nebulizador portátil, a ultra baixo volume – UBV.
No entanto, a colaboração da população é fundamental. Em casa, é preciso eliminar a água parada em vasos, garrafas, pneus e outros objetos que possam acumular líquido. Colocar telas de proteção nas janelas e instalar mosquiteiros na cama também são medidas preventivas. Vale também usar repelentes e escolher roupas que diminuam a exposição da pele. Em caso da detecção de focos de mosquito que o morador não possa eliminar, é importante acionar a Secretaria Municipal de Saúde.