Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeitura Municipal está realizando a Campanha Contra Tuberculose

Unidades de Saúde do município estão desenvolvendo ações até este sábado.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto vem realizando no município a Campanha Contra Tuberculose de 2014. Todas as unidades básicas de saúde do município estão desenvolvendo ações que buscam o tratamento da tuberculose, como a busca ativa dos pacientes sintomáticos respiratórios; a coleta de amostra aos pacientes com tosse a mais de 02 semanas; orientações aos moradores sobre a doença e a campanha e a exposição de material informativo sobre a campanha e a doença. A campanha vai este sábado (15).

 

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra e que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

 

COMO SE PEGA A DOENÇA?

Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da TB. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão.

 

PODE-SE PREVENIR A TUBERCULOSE?

Para prevenir a doença, é muito importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar. E, se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas.

 

Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

 

A quimioprofilaxia, que consiste em tomar remédios por seis meses, está indicada para algumas pessoas que não estão doentes, mas que apresentam um grande risco de adoecer. É sempre indicada por um profissional de saúde, depois de uma consulta.

 

EXAMES SÃO NECESSÁRIOS PARA DIAGNOSTICAR A TUBERCULOSE?

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, para ser avaliado por um médico e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

 

É indispensável realizar o exame de escarro para um diagnóstico correto e é muito importante a colheita adequada do escarro, para que se garanta a qualidade do exame. Por isto, peça ao profissional de saúde que explique muito bem como fazer. Além do exame de escarro, o profissional de saúde também poderá pedir uma radiografia do tórax. Outros exames, como a cultura de escarro e um teste chamado PPD também podem ser necessários.

 

PRECISO PAGAR PELOS EXAMES?

Não, são totalmente gratuitos e disponíveis nas Unidades de Saúde.

 

A TUBERCULOSE TEM CURA?

SIM, todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento.

 

A TUBERCULOSE MATA?

 

Se uma pessoa com TB não se tratar adequadamente a sua probabilidade de morrer é grande. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte ainda mais facilmente.

 

 

POR QUANTO TEMPO OS REMÉDIOS SÃO USADOS?

O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses.

 

É NECESSÁRIO COMPRAR OS REMÉDIOS?

Não, os remédios da tuberculose são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde.

 

Sair da versão mobile