Com o anúncio da parceria, diagnóstico e tratamento da doença serão bem mais rápidos para a população pereira-barretense.
Na reunião com o coordenador do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Hospital de Câncer de Barretos (Fundação Pio XII – O Hospital do Amor), o Dr. Marcelo P. Almeida, foi estabelecido que agora a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau), será encaminha diretamente para a avaliação no HC, o que garante a confiabilidade e rapidez dos resultados. Sendo comprovada qualquer irregularidade nos resultados do exame, o departamento do HC de Barreto já marca o dia e horário para a paciente receber novo atendimento e fazer exames comprobatórios.
Se nos exames complementares, sendo comprovada a doença, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do Hospital de Câncer de Barretos. O colo do útero é a porção inferior do órgão, localizando-se no fundo da vagina. A doença ainda mata muitas mulheres no Brasil e é o segundo de maior incidência no país. Mas ele pode ser prevenido. O câncer de colo de útero está ligado ao vírus do HPV (Papilomavírus Humano) e pode ser diagnosticado com um simples exame de Papanicolau, mesmo sem ter nenhum sintoma aparente.
O Prefeito Arnaldo Enomoto comemorou mais essa importante parceria para Pereira Barreto: “podermos estreitar ainda mais nossas relações com uma das instituições mais sérias e dignas do país, que é o Hospital de Câncer de Barretos, é um motivo de muito orgulho para nós que buscamos oferecer o melhor atendimento médico para nossos munícipes. Com essa parceria seremos muito eficientes no diagnóstico, no tratamento e na recuperação das nossas mulheres. O câncer de colo de útero é tratável e pode ser rapidamente curado deste que seja feito todo o processo o mais rápido possível. Com esse acordo, estamos garantindo essa agilidade” destacou o Chefe do Executivo Municipal.
O colo do útero é a porção inferior do órgão, localizando-se no fundo da vagina. A doença ainda mata muitas mulheres no Brasil e é o segundo de maior incidência no país. Mas ele pode ser prevenido. O câncer de colo de útero está ligado ao vírus do HPV (Papilomavírus Humano) e pode ser diagnosticado com um simples exame de papanicolau, mesmo sem ter nenhum sintoma aparente.