Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Prefeitura Municipal promove o Mês da Mulher

Período busca atentar para a saúde da mulher.

 

 A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, no mês de Março, oferecerá as ações de rotina e ações especiais para o Mês da Mulher.

 

As ações de rotina incluem os preventivos noturnos. Na UBS Nova Veneza o preventivo noturno será dia 27 de Março, das 17h às 19h; na UBS Ipê o preventivo noturno será dia 20 de março a partir das 18 horas; na UBS COHAB o preventivo será realizado dia 27 de março, das 17h às 20h; na UBS Lapinha será oferecido o exame todas as quintas-feiras do mês, das 13 as 17h e dia 27 de março das 17h às 20h; na UBS Marão o preventivo noturno acontecerá dia 13 de março, das 17 as 20 horas.

 

No dia 07 de março, que antecede o Dia Internacional da Mulher, também serão realizadas ações exclusivas para s mulheres, como palestras e grupos de mulheres nas salas de espera no período da manhã e café da manhã para as mulheres, como aconteceu hoje de manhã na UBS Nova Veneza. Na UBS Ipê, às 13 horas, será realizado o grupo de mulheres de prevenção de Câncer de mama e de útero; na UBS COHAB às 14horas será realizada uma palestra com o Dr. Roberto sobre o tema HPV; e na UBS lapinha a partir das 13 horas todas as mulheres que comparecerem na unidade estarão concorrendo a um corte de cabelo acompanhado de escova.

 

Mamografia é o exame radiológico das mamas, feito com uma baixa dose de radiação, para produzir imagens que forneçam informações sobre o interior da glândula mamária e das axilas.

 

 

A mamografia serve para o rastreamento do câncer da mama em mulheres sem sintomas, a partir de 40 anos de idade, quando busca lesões mínimas, não palpáveis, ou alterações denominadas microcalcificações. Além disso, o exame é classicamente usado para a investigação de nódulos mamários percebidos pela palpação ou mesmo por outros sintomas na região.

 

 

A idade indicada para realizar a mamografia é ao completar 40 anos. Se o exame não apresentar alterações, a mulher poderá repeti-lo anualmente a partir desta idade. Mas se houver alguma alteração nos resultados, o médico poderá requisitar novos exames antes da data prevista.

 

Mulheres com casos de câncer de mama na família (mãe, irmã, avó, tia) devem realizar a mamografia a partir dos 35 anos de idade.

 

O Programa Mulheres de Peito foi feito para as mulheres de 50 a 69 anos, onde essas mulheres não precisam da solicitação do médico para a realização da mamografia, podendo ser solicitado pela enfermeira da UBS através de uma consulta de enfermagem. É importante lembrar que mulheres nessa faixa etária e que estão no mês de seu aniversário podem estar procurando sua respectiva UBS de origem para a solicitação do exame mamografia.

 

Os fatores de risco são a idade, o câncer de mama prévio e história familiar de câncer de mama.

 

É importante saber que contraceptivos orais não causam câncer de mama.O câncer de mama pode ser identificado pelo autoexame da mama. Alguns sintomas que podem estar relacionados a esse câncer são:

 

– Um nódulo reconhecido na palpação, nitidamente diferente dos outros próprios do tecido da mama, e que não desaparece;

– Inchaço local que permanece;

– Pele da mama enrugada ou com depressões;

– Pele descamativa em torno do mamilo;

– Alterações da forma do seio;

– Alterações do mamilo, como, por exemplo, a inversão;

– Secreção sanguinolenta ou transparente do mamilo

 

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que, quando é descoberto precocemente, tem maiores chances de cura, por isso, se a mulher notar qualquer uma destas alterações na mama, deve ir ao médico mastologista para ser examinada com mais precisão.

Sair da versão mobile