Ações envolveram cinco UBS do município e orientaram a população sobre os riscos das drogas.
As drogas lícitas costuma fazer mais mal que as ilícitas, e é difícil uma pessoa assumir que é dependente. As drogas ilícitas são as grandes responsáveis pelo clima de violência presente hoje em dia na sociedade.
Para saber se a pessoa é dependente químico ou não é preciso que haja o consumo de substancias com frequência por um período de tempo, para ter a certeza da dependência é só a pessoa não consumir, se começar a ter sintomas de abstinência como irritação, tremor, desejo incontrolável do uso, é sinal que ela se encontra dependente da substancia.
Em Pereira Barreto, entre várias ações de cuidado e prevenção ao uso de drogas, existem duas atividades, que vem apresentado resultados positivos, sendo um deles o Grupo de Apoio ao Dependente Químico no Centro de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 11h30min às 13h, de demanda livre, ou seja, é só chegar e dizer na recepção que quer participar do grupo.
Nas UBS também existe o Grupo de Tabagismo, voltado para as pessoas que buscam para de fumar. Para participar é necessário deixar o nome na recepção da UBS, pois quando começar o grupo, as pessoas serão chamadas.