Atividade integra as ações relativas à Campanha Outubro Rosa.
Às 7h30min, será realizada uma caminhada com as mulheres atendidas na UBS do bairro. A partir das 8h, acontecerá um ciclo de palestras com a psicóloga Bárbara Teodosio e com o nutricionista Jamerson Solano, integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Pereira Barreto. A médica Elisa também fará parte do ciclo de palestras.
Em seguida será servido um café da manhã especial para os participantes deste dia, que contará com o sorteio de brindes.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de Outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à sociedade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados.
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.
A doença apresenta alguns fatores de risco, tais como:
– histórico familiar da doença,
– idade entre 40 a 69 anos (isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge nessa faixa etária).
– menstruação precoce,
– menopausa tardia,
– colesterol alto, dentre outros.
A maioria dos tumores da mama, quando iniciais não apresenta sintomas. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma. O nódulo não é o único sintoma, existem outros, tais como:
– vermelhidão na pele,
– alterações no formato dos mamilos e das mamas,
– nódulos nas axilas,
– secreção escura saindo pelo mamilo,
– pele enrugada como casca de laranja,
– em estágios mais avançados pode surgir feridas nas mamas
Existem exames que podem diagnosticar o câncer de mama, como a mamografia, ressonância magnética, ecografia e biopsia do tecido coletado.
Procure seu médico. Ele irá lhe orientar qual o exame mais adequado para o seu caso.
O tratamento dependerá do tipo e do estadiamento da doença que a pessoa for acometida; podendo ser com radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e às vezes até a retirada da mama.
Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Procure a sua UBS e faça os exames preventivos.
Uma observação muito importante. O câncer de mama, também acomete os homens, por isso, qualquer sinal de alerta procure sua UBS e tire todas as suas dúvidas.
Prevenir é o melhor caminho.