Em 2014, 17,5% das consultas agendadas no AME de Andradina não foram realizadas por causa da ausência dos usuários do sistema municipal de saúde.
Quando analisados os dados por especialidades, ou seja, individualmente, alguns números surpreendem, mas de maneira negativa: na Dermatologia, das 634 pessoas com consultas agendadas, 141 não compareceram, 22,2%. Na proctologia, importante para diagnóstico ao tratamento das afecções do Intestino Grosso por exemplo, o índice sobe para 29,5%.
Com os exames agendados, os números também são significativos. Exames de endoscopia apresentaram uma taxa de faltantes de 21,6%, já nos exames de radiologia, fundamentais para constatar lesões nos ossos e nos órgãos, o índice sobe para 27%.
A conscientização da população em comparecer aos exames e consultas é necessária, não só para um diagnóstico rápido de eventuais problemas de saúde, como também pelo fato de tirar a oportunidade de outro paciente ter sua consulta ou exame agendado mais rapidamente. Além disso, o não comparecimento às consultas e exames faz com que o usuário vá para o fim da lista de agendamentos. O não comparecimento por duas vezes, obriga o usuário a iniciar novamente o fluxo com o médico da família, ou seja, receber o encaminhamento na UBS.