Campanha visa alertar os homens para os riscos do câncer de próstata.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto deu início à diversas ações da Campanha Novembro Azul, que visa a prevenção do câncer de próstata, além de dicas de como prevenir e melhorar a saúde do homem. As atividades nas UBS envolvem palestras com orientações sobre o câncer de próstata, informações sobre tratamento e prevenção, detalhes sobre exames, além de outras orientações quanto a outras doenças que atingem os homens.
Nesta semana, o pólo da ETEC “Centro Paula Souza” de Pereira Barreto participou de uma mobilização permanente voltada aos alunos sobre a Campanha Novembro Azul, com temas de prevenção, diagnostico e tratamento do câncer de próstata, além de orientações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. Temas como gravidez foram abordados aos alunos., além de testes de glicemia e aferição de pressão arterial que foram realizados. Participaram da mobilização, o Enfermeiro Diogo Menezes e o Psicólogo Caio Senedezzi, pelas auxiliares de enfermagem, Eliana Belo e Márcia de Souza.
A alta incidência da doença no Brasil mostra que as ações preventivas e o acesso à informação são de extrema relevância. De acordo com a SBU, anualmente, há aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata no País. Um novo caso é registrado a cada 7 minutos, causando a morte de quase 14 mil brasileiros por causa desta doença.
A Campanha Novembro Azul busca orientar a população masculina, principalmente, sobre o câncer de próstata. Preconceito, falta de informação, ideias equivocadas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado, por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o câncer de próstata.
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.
Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.