Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Sustentabilidade é fundamental na promoção da qualidade de vida

 

Ações do dia a dia podem ajudar a manter um estilo de vida saudável.

 

 SustentabilidadAtualmente tem se ouvido muito falar em sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente, e preservação do planeta. Porém é preciso que alguns conceitos sejam esclarecidos para que a população possa colocá-los em prática.

 

O conceito de sustentabilidade é tecnicamente estabelecido como o desenvolvimento de meios que promovam condições para um processo ou tarefa existir, porém atualmente ele vem com o intuito de designar o bom uso dos recursos naturais do planeta terra, relacionando uma mudança de atitude a novas mentalidades sobre estratégias ecologicamente corretas, conduzindo mudanças necessárias para amenizar as ações estão nos conduzindo a um desastre ambiental de dimensões incalculáveis, como a poluição do ar nas grandes cidades, aquecimento do planeta, desertificação, degelo polar, destruição da camada de ozônio. Portanto, desenvolvimento sustentável já não é mais um discurso para as próximas gerações, mas sim uma tarefa para agora.

 

Apesar da grande polêmica diante do assunto, alguns fatores nos fazem perceber que a ideia de sustentabilidade ainda é muito vaga para a maioria da população que não sabe identificar as ações já realizadas como parte do modelo e nem como inserir no seu dia a dia este conceito.

 

A sustentabilidade virou um tema utilizado para chamar diversos produtos e serviços que vem com o conceito de mostrar que o produto foi fabricado sem danificar ou prejudicar o meio ambiente, é ecologicamente correto, não polui, não foram utilizados madeiras de locais proibidos, e se aplica, por exemplo, em carros, prédios, empreendimentos e até mesmo roupas. Hoje em dia cada vez mais as empresas se preocupam com o meio ambiente e ao mesmo tempo é bem vista aos olhos do publico por se aos problemas com o planeta e cuidar da comunidade. E esta preocupação está diretamente vinculada a manutenção do meio ambiente, é manter a qualidade de vida, a harmonia entre meio ambiente e pessoas.

 

Quando cuidamos para não poluir a água, separamos o lixo, evitamos desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos, estamos praticando atividades comuns do dia a dia que promovem a sustentabilidade e proporcionam ao planeta em que vivemos a maior sobrevida. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.

 

Praticar uma alimentação sustentável significa dizer que a produção, escolha e preparo dos alimentos são feitos de forma a equilibrar os recursos naturais, beneficiar a saúde e agradar o paladar. Existem diversas formas de colocar em prática essa atitude.

 

Atentar para a origem dos alimentos e sua forma de produção é um dos primeiros passos para se alimentar sem prejudicar o meio ambiente. Isso pressupõe comprar alimentos com menos embalagens, sem conservantes. Dispensar as comidas para viagem que são cheias de sacolas, saquinhos e guardanapos. E também é necessário uma mudança no perfil alimentar, não dá mais para comer qualquer coisa em qualquer época do ano. Respeitar o tempo de cada alimento é saudável e sustentável. É importante deixar geladeira e dispensa bem organizadas, para não comprar coisas demais na hora de ir ao supermercado. Com isso, o desperdício de alimentos e de energia também tende a diminuir em casa.

 

Na hora do preparo dos alimentos, pequenos gestos já podem fazer a diferença: cozinhar com as panelas tampadas para conservar mais calor, usar alimentos frescos ao invés de congelados e enlatados que geram mais resíduos e procurar calcular a quantidade certa. Os alimentos já preparados e servidos, mas que sobraram nas panelas ou na geladeira, podem ser base para receitas novas e saborosas no dia seguinte. E na hora de se deliciar, também é importante lembrar de colocar no prato só aquilo que vai comer.

 

A compostagem, também é uma das práticas que contribui para a destinação correta dos alimentos que não puderem ser reaproveitados.

 

Vale muito à pena pensar e escolher adequadamente os hábitos alimentares que praticamos.

 

Dicas:

• Converse com seus familiares e amigos sobre a importância das ações sustentáveis, como podemos ajudar o mundo, tente conscientizar das pequenas e imprescindíveis medidas que devem ser tomadas rumo a Sustentabilidade;

• Conscientize seus filhos sobre os problemas da Terra, como o Aquecimento Global, Desmatamento, Poluição, pois ele já vai crescer com a meta de ser sustentável;

• Crie Tarefas Domésticas, como Apagar as luzes acesas sem necessidade, separar o lixo para reciclagem, não gastar água à toa;

• Adote os 3 Rs – Reduza, Reutilize e Recicle;

• Plante uma árvore no seu jardim, quintal ou local próximo de sua casa – assim você colabora para a absorção de até 1 tonelada de CO2 durante a vida e oferece abrigo para os pássaros;

• Reduza o número de copos Plásticos utilizados;

• Restos de Alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes – adubo – orgânicos. Coloque-os em vasos, assim você ajuda a deixar as plantas mais fortes;

• Faça revisão regularmente em seu carro, troque óleo nos prazos indicados e verifique os filtros. Dessa forma economiza-se combustível e despeja-se menos CO2 na atmosfera;

• Escolha produtos de madeira de Reflorestamento;

• Use Sacola de Tecido, Pano, Lona que são ecológicas e duráveis;

 

Sair da versão mobile