Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

TESTE DA ORELHINHA É REALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE


O exame é realizado há um ano no Município.

O Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame que identifica alterações na audição do recém-nascido, o exame é realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê, é indolor e com a colocação de uma pequena sonda no canal auditivo externo do bebê, o exame é iniciado, com duração de 5 a 10 minutos.
A surdez é uma das doenças mais encontradas no país, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1.000 nascidos vivos, por esse motivo o teste é obrigatório. Quanto mais cedo for a detecção da perda auditiva, mais precocemente medidas de intervenção poderão ser tomadas, sabe-se que toda criança deficiente auditiva, independente do grau da perda, se tiver um diagnóstico até os seis meses de idade, e tratar do problema adequadamente, terá um desenvolvimento de linguagem muito próximo ao das crianças ouvintes.
Conforme informação da Secretária de Saúde Carmem Silvia G. Paiva, “após 1 ano da implantação da Triagem Auditiva Neonatal no Município de Pereira Barreto foram obtidos  registros  satisfatórios de exames realizados, de todos os neonatos triados nenhum apresentou alteração auditiva, essa intervenção reforça o trabalho de prevenção, redução da idade média do diagnóstico da deficiência auditiva e conscientização quanto a saúde auditiva, declarou a Secretária..
A Prefeitura ao disponibilizar do Teste da Orelhinha no Município, cumpre a Lei Federal n. 12.303/2010 que torna obrigatória e gratuita a sua realização.
O teste da orelhinha é realizado pela Fonoaudióloga Karina Tanii Sangali na Santa Casa de Misericórdia, e no Centro de Saúde o atendimento é feito nas segundas e quartas-feiras as 16h30. O agendamento no centro de saúde acontece via rede informatizada entre as UBS´s e na Santa Casa o agendamento é conforme a disponibilidade do recém-nascido.

Karina1


Foto destaca a Fonoaudióloga Karina Tanii Sangali


Foto: destaca bebe, durante a realização do Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal.
 

Sair da versão mobile