Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Viagem Literária 2024 movimenta a Biblioteca Municipal de Pereira Barreto

A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves sediou a edição 2024 do Viagem Literária, evento que promoveu o incentivo à leitura e o acesso à cultura por meio de três módulos distintos: Contação de Histórias, Clube da Leitura e Encontro com Escritores. A ação, desenvolvida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, contou com a participação de 67 bibliotecas em 66 municípios paulistas.

Módulo 1: Contação de Histórias

No dia 13 de agosto, a Companhia Rabo de Cutia apresentou duas sessões de “O sertão em rimas: o cordel em contos e cantorias” na Biblioteca Municipal Castro Alves, às 9h e 14h.

Além do público espontâneo, participaram alunos do Centro de Convivência AERFAC e da Escola Arco Íris (APAE). As histórias encantaram os presentes, promovendo um momento de imersão na cultura do cordel.

Módulo 2: Clube da Leitura

Com o objetivo de estimular a literatura como um direito essencial e preparar os participantes para o próximo módulo, o Clube da Leitura foi realizado de forma virtual, via Google Meet, com mediação de Janine Durand e Luciana Gerbovic.

O evento teve caráter aberto e espontâneo, com link divulgado previamente. A atividade serviu como introdução para os debates sobre as obras que seriam exploradas no Encontro com Escritores.

Módulo 3: Encontro com Escritores

No dia 8 de outubro, Pereira Barreto recebeu a escritora Sheyla Smanioto para duas atividades marcantes:

Sobre Sheyla Smanioto

Sheyla Smanioto é escritora, pesquisadora e professora de escrita, com formação em Estudos Literários e Dramaturgia. Seus romances Desesterro e Meu corpo ainda quente foram finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, e a autora já recebeu prêmios importantes como o Sesc de Literatura, Jabuti e PEN Translates Awards.

Viagem Literária 2024

A programação, que ocorre de agosto a outubro, integra ações do ProAC ICMS e busca valorizar a literatura, estimular a leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas como centros culturais. Em celebração ao evento, algumas das obras dos 17 escritores participantes estão disponíveis na BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.

A edição 2024 do Viagem Literária reafirmou a importância da leitura e da literatura como elementos essenciais na formação cultural e no desenvolvimento humano da comunidade pereira-barretense.