A Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu com grande sucesso as duas importantes etapas do programa “Território Saúde Itinerante” em apoio à campanha Novembro Azul, alcançando um número recorde de exames preventivos. A iniciativa, que adota a estratégia de levar a saúde diretamente onde a população está, provou ser eficaz, eliminando barreiras de horário e deslocamento para o público masculino e incentivando-o a priorizar a prevenção.
A primeira etapa da ação ocorreu no último sábado, 22 de novembro, no Depósito União – Materiais de Construção, onde foram realizados os primeiros atendimentos. Dando sequência ao cronograma, a segunda e última edição foi realizada nesta segunda-feira, 24 de novembro, na sede da AGAS – Associação Grupo Ação, Amizade e Solidariedade, garantindo que diferentes núcleos sociais fossem alcançados.
Os resultados consolidados das duas ações demonstram a alta adesão da população masculina à prevenção. No total, foram realizadas 85 coletas de sangue para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), vital para o rastreamento precoce do câncer de próstata em homens com 40 anos ou mais. A ação no Depósito União contribuiu significativamente com 61 coletas, e o atendimento na AGAS somou 24 exames.
O programa também intensificou o diagnóstico e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com um total de 33 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites nas duas edições. O maior número de testagens rápidas, 22, foi realizado na AGAS, complementando os 11 testes feitos no Depósito União.
O êxito do “Território Saúde Itinerante” nesta edição do Novembro Azul, com a alta adesão, reafirma a importância de adotar estratégias acessíveis que superem as dificuldades e conscientizem a população masculina sobre o diagnóstico precoce e a prevenção, garantindo uma saúde mais eficiente e próxima do cidadão de Pereira Barreto.
