Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto

Aluno portador de necessidade especial participa do Curso de Desenho Realista da Prefeitura Municipal

Caio Vinicius tem trabalhos expostos na Casa da Cultura e atualmente cursa Arquitetura

A foto destaca o desenhista Caio Vinicius A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto disponibiliza para toda a população o Curso de Desenho Realista. Dentre os alunos da turma do ano passado estava Caio Vinicius da Cruz Pinto, de 20 anos. Caio é uma pessoa tímida, mas um verdadeiro artista do desenho realista. Suas obras em exposição na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” compravam isso: quem olha para suas obras fica em dúvida sobre se o que está observando é uma fotografia ou um desenho. Além do talento descomunal, Caio possui algo que o torna realmente mais especial que os outros alunos: ele é portador de uma deficiência motora que vem desde o seu nascimento. No entanto isso não o impede de desenvolver sua paixão: “desenhar é meu hobbie, mas pretendo elevá-lo ao profissional, nesta semana comecei a cursar Arquitetura na UniToledo em Araçatuba e estou muito empolgado com o curso” conta Caio.

Olhando para algumas obras expostas, Caio contou um pouco mais de sua vida e aspectos do desenho realista: “comecei a desenhar com nove anos de idade, mas nada muito técnico, observava algo, alguém e me empolgava ao desenhar, alguns anos depois entrei no curso de desenho que a Prefeitura oferecia na EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo, mas parei, voltei há dois anos e desde então compreendi que esse é o meu verdadeiro dom e pretendo expandir mais meu conhecimento. A maior dificuldade da técnica do desenho, eu acredito que seja mesmo os tons escuros, chegar ao preto absoluto que nós falamos” conta. “Eu levo de 16 a 20 horas para concluir um desenho, em média faço um a cada três semanas, mas é porque estou meio preguiçoso ultimamente” diz Caio em meio a risos. Caio também fala sobre a inspiração e de artistas que o influenciam no desenho realista: “vejo algo legal, interessante e sinto a vontade de colocar isso no papel, de retratar no grafite aquela realidade e mostrar uma nova perspectiva de uma imagem que parece comum no nosso dia, mas que quando está no desenho realista acaba impressionando. Artistas como os brasileiros Charles Lavesso, Nelson Nevis e o escocês Paul Cadden me cativam e são exemplos para mim, eles fazem desenhos hiper-realistas e realmente causam impacto e se tornam parte da minha inspiração”.

Ao final da entrevista, Caio deixa uma mensagem e uma reflexão: “se eu comparar os meus desenhos antes e depois do curso, a evolução é nítida. O desenho é esforço, você tem que se esforçar muito, tem que ser perseverante, acreditar no seu potencial e desenvolver, trabalhar em cima disso, senão não consegue os resultados. É como qualquer coisa que você faz na vida, tem que fazer bem feito, certo?”.

Para o professor do curso de desenho realista, Anderson David da Silva de 24 anos, acima de um artista está um exemplo de vida: “o Caio nos mostra que quando acreditamos em algo, temos que lutar, que nós podemos conseguir fazer tudo o que nós queremos, basta a gente querer, se esforçar e acreditar. As pessoas veem os desenhos aqui e acham que são impossíveis de se fazer, mas com paciência, trabalho e esforço qualquer um pode fazer isso, temos obras aqui que são feitas por pessoas  com mais de 60 anos de idade, que não sabiam nada mas aprenderam. O que o Caio faz é realmente impressionante, e com certeza gostaria sim de receber mais alunos portadores de necessidades especiais” ressalta o professor. Anderson ministra as aulas de desenho realista todas as tardes, das 13h às 17h e atualmente conta com quatro turmas, com dez alunos cada. O curso é aberto a toda população a partir dos 12 anos de idade.

Aluno Caio Vinicius e o professor do curso de desenho realista, Anderson David da Silva