Boa postura pode ajudar na prevenção e no tratamento de diversos distúrbios musculares
A adoção de uma boa postura, é definitivamente o melhor caminho para a prevenção e tratamento dos diversos distúrbios do sistema músculo – esquelético, entre eles o mais comum que é a lombalgia, dor na região mais baixa da coluna. A educação postural é algo que se deve adotar desde a infância, para que sejam evitados problemas maiores na vida adulta, pois é nesta fase que os principais sintomas de dor e desconforto começam a surgir.
Por isso, cuidar da postura no trabalho, na escola, em casa, ao realizar determinadas atividades do dia- dia como passar roupa, varrer o chão, utilizar o computador, entre muitas outras, são atitudes que podem prevenir desgastes futuros.
O tipo de calçado usado também tem uma grande interferência na postura corporal: o uso de salto alto contínuo pelas mulheres, faz com que o peso do corpo seja deslocado para a região anterior do pé, aumentado a pressão nesse local, causando calosidades, além de encurtamento dos músculos da panturrilha.
As crianças em fase escolar merecem uma atenção especial dos pais em relação ao uso de mochilas. O ideal é que a criança não carregue nada que ultrapasse 10% do seu peso corporal, sendo que os objetos mais pesados deverão ser colocados o mais próximo possível do corpo, evitando que a mochila o “puxe” para trás ou ainda que a mochila seja substituída pelas mochiletes.
Donas de casa, devem ser ater à escolha correta de utensílios para limpeza, como rodos e vassouras, sendo que a altura ideal é aquela que não permita que o corpo curve- se à frente, da mesma maneira as pias e o tanque, porém como esses dois últimos itens muitas vezes não permitem serem escolhidos, a mulher deve se adaptar a eles, colocando sobre um dos pés um leve apoio.
O uso do computador, seja para o trabalho ou para o lazer, deve ser feito de forma adequada: uma postura correta à frente do computador deve ser adotada diariamente. O computador deve ser apoiado sobre uma mesa, de modo que os olhos fiquem exatamente na mesma direção da tela, e os punhos alinhados, a cadeira deve ser de tamanho proporcional à mesa, confortável e com apoio para as costas.
Para dormir, a posição mais aceita como correta é a de decúbito lateral (de lado), com um travesseiro que esteja alinhado com o ombro, ou seja, nem muito baixo e nem muito alto, para que não ocasione dor na coluna cervical. Evitar a posição de decúbito ventral (barriga para baixo), pois nesta posição a coluna cervical assume uma posição de rotação das vértebras.