Postura correta melhora a qualidade de vida

Boa postura pode ajudar na prevenção e no tratamento de diversos distúrbios musculares

 

Postura correta A Prefeitura da Estancia Turística de Pereira Barreto, orienta os munícipes quanto a importância da Correção Postural no desenvolver das atividades diárias, como método de prevenção de lesões no sistema músculo – esquelético. A Postura é uma posição que o nosso corpo adota para realizar as atividades diárias, como andar, correr, deitar, sentar, dentre várias outras. Um corpo que está posturalmente equilibrado proporciona um bom funcionamento de todas as articulações, bem como o bom funcionamento dos órgãos internos.

 

A adoção de uma boa postura, é definitivamente o melhor caminho para a prevenção e tratamento dos diversos distúrbios do sistema músculo – esquelético, entre eles o mais comum que é a lombalgia, dor na região mais baixa da coluna. A educação postural é algo que se deve adotar desde a infância, para que sejam evitados problemas maiores na vida adulta, pois é nesta fase que os principais sintomas de dor e desconforto começam a surgir.

 

Por isso, cuidar da postura no trabalho, na escola, em casa, ao realizar determinadas atividades do dia- dia como passar roupa, varrer o chão, utilizar o computador, entre muitas outras, são atitudes que podem prevenir desgastes futuros.

O tipo de calçado usado também tem uma grande interferência na postura corporal: o uso de salto alto contínuo pelas mulheres, faz com que o peso do corpo seja deslocado para a região anterior do pé, aumentado a pressão nesse local, causando calosidades, além de encurtamento dos músculos da panturrilha.

 

As crianças em fase escolar merecem uma atenção especial dos pais em relação ao uso de mochilas. O ideal é que a criança não carregue nada que ultrapasse 10% do seu peso corporal, sendo que os objetos mais pesados deverão ser colocados o mais próximo possível do corpo, evitando que a mochila o “puxe” para trás ou ainda que a mochila seja substituída pelas mochiletes.

 

Donas de casa, devem ser ater à escolha correta de utensílios para limpeza, como rodos e vassouras, sendo que a altura ideal é aquela que não permita que o corpo curve- se à frente, da mesma maneira as pias e o tanque, porém como esses dois últimos itens muitas vezes não permitem serem escolhidos, a mulher deve se adaptar a eles, colocando sobre um dos pés um leve apoio.

 

O uso do computador, seja para o trabalho ou para o lazer, deve ser feito de forma adequada: uma postura correta à frente do computador deve ser adotada diariamente. O computador deve ser apoiado sobre uma mesa, de modo que os olhos fiquem exatamente na mesma direção da tela, e os punhos alinhados, a cadeira deve ser de tamanho proporcional à mesa, confortável e com apoio para as costas.

 

Para dormir, a posição mais aceita como correta é a de decúbito lateral (de lado), com um travesseiro que esteja alinhado com o ombro, ou seja, nem muito baixo e nem muito alto, para que não ocasione dor na coluna cervical. Evitar a posição de decúbito ventral (barriga para baixo), pois nesta posição a coluna cervical assume uma posição de rotação das vértebras.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]