Gestores terão cursos de turismo ministrados por professores da USP
Durante o encontro, os secretários debateram, entre outros assuntos, sobre a possibilidade de um acompanhamento técnico aos municípios que aderirem ao Plano de Desenvolvimento do Turismo Participativo, sugerido pelo Senac; possibilitar a participação do trade turístico dentro dos conselhos municipais de turismo, e maior divulgação dos destinos.
De acordo com a Secretária Lucia Sossolote, além disso, os secretários de turismo solicitaram à Aprecesp um estudo para verificar a viabilidade de liberação de recursos da entidade para que os municípios possam utilizá-los na elaboração de projetos executivos que visem a liberação de verba do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
Ainda durante a reunião, o presidente da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Luiz del Vigna; e a presidente da Abraturr (Associação Brasileira do Turismo Rural), Andréia Roque, ministraram palestra, onde cada um mostrou a importância de seus respectivos seguimentos turísticos no mapa do estado de São Paulo e do Brasil.
“Foi nossa primeira das várias reuniões de secretários de turismo das estâncias que iremos promover com o objetivo de capacitá-los e mostrarmos possíveis caminhos a serem tomados para o desenvolvimento turístico”, diz o presidente da Aprecesp, Antônio Luiz Colucci, que é prefeito de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Segundo ele, a entidade considera ser importante a profissionalização para que os agentes de turismo estejam aptos e capazes de exercer suas funções.
A secretária Lucia Sossolote, destacou a importância desta reunião para as cidades estancias. “O encontro mostra a preocupação da Associação de profissionalizar o turismo paulista, e uma das primeiras ações da Aprecesp neste sentido será a realização de um curso de turismo, direcionado aos secretários e diretores municipais da área de todas as estâncias, que será ministrado por professores da USP (Universidade de São Paulo) e cada prefeitura poderá indicar o secretário e um assessor”, explicou a Secretária Sossolote.
Foto – Os secretários de turismo solicitaram à Aprecesp recursos da entidade para que os municípios possam
utilizá-los na elaboração de projetos executivos que visem a liberação de verba do
Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).