Integrantes do Grupo de Catira “Pés no Chão”, da Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL e da Orquestra Popular de Viola Caipira se apresentaram no Festival de MPB.
O espetáculo musical integra a programação do 41º Festival Nacional de MPB daquele município. A apresentação está programada para às 20h30min, na Casa da Cultura “Rachel Dossi”.
A montagem do espetáculo é resultado do projeto “Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL – Atravessando Gerações” que teve como principal objetivo permitir o intercâmbio artístico e musical entre a FACMOL, que atua há mais de 20 anos na área da formação e execução instrumental, e a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto, que atua há 03 anos na área da promoção, preservação e valorização da cultura caipira de raiz, integrando e participando produtores culturais, músicos, agentes da cultura caipira do interior do Estado de São Paulo e o cidadão comum, por meio do partilhamento e fruição de momentos de vivência e compartilhamento musical da cultura caipira.
O projeto, que foi contemplado pelo Edital PROAC N.º 45 de Artes Integradas da Secretaria de Estado da Cultura, vem promovendo o intercâmbio entre as duas corporações e o diálogo entre o peso sonoro dos metais, madeiras e percussão e os elementos tradicionais da música caipira, como a viola e o acordeon, cujo mote principal é a cultura caipira do interior do Estado de São Paulo. Os dois grupos vem trabalhando juntos e trocando experiências por meio das oficinas de iniciação musical que são oferecidas gratuitamente.
Segundo o Maestro e Diretor Artístico do projeto, Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, o espetáculo apresentará elementos da sonoridade dos instrumentos caipiras assim como do cancioneiro, numa perspectiva da música erudita instrumental.
Criada há 4 anos, a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto conta atualmente com 40 músicos, entre instrumentistas amadores, professores e cantores. A corporação valoriza os elementos tradicionais da música caipira com arranjos criativos que estabelece um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. A viola é apresentada de forma versátil e interage com instrumentos sinfônicos e a regência é do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos.
O Grupo de Catira “Pés no Chão” foi formado após a realização da Oficina Catirando, que foi ministrada de Março à Junho deste ano em Pereira Barreto. A oficina foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através da POIESIS – Organização Social de Cultura e a Oficina Cultural “Sílvio Russo”.
Ambos os projetos são apoiados integralmente pela Prefeitura Municipal de Pereira Barreto.