Grupos de Resgate da Cultura Caipira de Pereira Barreto irão se apresentar em Ilha Solteira neste sábado

Integrantes do Grupo de Catira “Pés no Chão”, da Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL e da Orquestra Popular de Viola Caipira se apresentaram no Festival de MPB.

Os Grupos de Resgate da Cultura Caipira da Estância Turística de Pereira Barreto, formados pelos integrantes da Orquestra Popular Caipira juntamente com a Orquestra de Sopros e Percussão da FACMOL e o Grupo de Catira “Pés no Chão”, irão apresentar neste sábado (16) o espetáculo “Atravessando Gerações” no município de Ilha Solteira.

O espetáculo musical integra a programação do 41º Festival Nacional de MPB daquele município. A apresentação está programada para às 20h30min, na Casa da Cultura “Rachel Dossi”.

A montagem do espetáculo é resultado do projeto “Orquestra de Sopros e Percussão FACMOL – Atravessando Gerações” que teve como principal objetivo permitir o intercâmbio artístico e musical entre a FACMOL, que atua há mais de 20 anos na área da formação e execução instrumental, e a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto, que atua há 03 anos na área da promoção, preservação e valorização da cultura caipira de raiz, integrando e participando produtores culturais, músicos, agentes da cultura caipira do interior do Estado de São Paulo e o cidadão comum, por meio do partilhamento e fruição de momentos de vivência e compartilhamento musical da cultura caipira.

O projeto, que foi contemplado pelo Edital PROAC N.º 45 de Artes Integradas da Secretaria de Estado da Cultura, vem promovendo o intercâmbio entre as duas corporações e o diálogo entre o peso sonoro dos metais, madeiras e percussão e os elementos tradicionais da música caipira, como a viola e o acordeon, cujo mote principal é a cultura caipira do interior do Estado de São Paulo. Os dois grupos vem trabalhando juntos e trocando experiências por meio das oficinas de iniciação musical que são oferecidas gratuitamente.

Segundo o Maestro e Diretor Artístico do projeto, Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, o espetáculo apresentará elementos da sonoridade dos instrumentos caipiras assim como do cancioneiro, numa perspectiva da música erudita instrumental.

Criada há 4 anos, a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto conta atualmente com 40 músicos, entre instrumentistas amadores, professores e cantores. A corporação valoriza os elementos tradicionais da música caipira com arranjos criativos que estabelece um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. A viola é apresentada de forma versátil e interage com instrumentos sinfônicos e a regência é do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos.

O Grupo de Catira “Pés no Chão” foi formado após a realização da Oficina Catirando, que foi ministrada de Março à Junho deste ano em Pereira Barreto. A oficina foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através da POIESIS – Organização Social de Cultura e a Oficina Cultural “Sílvio Russo”.

Ambos os projetos são apoiados integralmente pela Prefeitura Municipal de Pereira Barreto.